Você já percebeu que vive no modo automático?
Observe sua rotina. Você consegue lembrar com precisão o que estava fazendo minutos atrás? Você estava presente (consciência) enquanto realizava determinada atividade?
Normalmente quando estamos realizando uma atividade, seja tomando banho, nos alimentando, caminhando, conversando, estudando estamos em todos os lugares menos ali.
Estranho não é?
Para estarmos presentes e vivenciarmos o momento é necessário a presença da mente além do corpo. O que acontece é que estamos de corpo presente mas a mente, os pensamentos, estão no passado ou no futuro.
Neste processo gastamos muita energia. Chegamos ao final do dia esgotados. Além disso, não nos conectamos a todas as opções disponíveis.
Não percebemos a realidade, nossos sentimentos e pensamentos.
Poderia até chamarmos de um estado de ausência, de vazio.
A sensação é de não ter vivido aquele momento. De fato não vivenciamos, pois estávamos somente com o corpo, sem a consciência de estarmos ali.
Estamos naquele momento, mas não o vivemos.
Sem contar que nesse ritmo automático parecemos uma máquina de xerox programada para tirar várias copias exatamente iguais de uma mesma imagem. Repetimos padrões que estão em nossa memória.
Se você quer ver a realidade e ser o autor desta programação o primeiro passo é estar no momento presente, aqui e agora. Então PARE e RESPIRE!
Pare por segundos e sinta sua respiração, sinta seu corpo. Observe os sons ao seu redor, observe os sons do seu corpo, temperatura, cheiros.
Esse é o começo. É imprescindível praticar este movimento várias vezes ao dia, até que seja natural.
Ao olhar para si mesmo e estar no momento presente você permite que sua consciência volte a assumir a direção.
A partir desse olhar é possível ver o que está, e o que não está em sua vida. Afinal tudo começa dentro, inclusive sua realidade, mas este é um assunto para outra prosa…
Conheça o workshop Vivendo no Agora – Acolhendo Sentimentos e Pensamentos.